top of page

PESQUISA E EXTENÇÃO

PREPARAR - Projeto de Orientação e Preparação Básica do Adolescente e do Jovem para o Mercado de Trabalho

Trata-se de um projeto de extensão que tem como principal objetivo a promoção da orientação e a preparação básica de jovens e adolescentes – inseridos nos Serviços de Proteção Social de Média Complexidade do município de Palhoça – a fim de desenvolver suas motivações, potencialidades e planejamento do seu futuro profissional, tornando-os capacitados e autoconfiantes para realizarem suas escolhas profissionais e se inserirem no mercado de trabalho.Tem sido desenvolvida em parceria  junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos e Serviço de Proteção Social aos Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Foi implementado na Faculdade Municipal de palhoça pela Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social – COPER, da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) desenvolvido no primeiro semestre de 2016, no período 19/04 a 07/06/2016. A entrada no mercado de trabalho é considerada um passo importante em direção ao mundo adulto. Para muitos jovens brasileiros, esse avanço acontece ainda durante o ensino médio, antes dos 17 anos, por uma necessidade de complementar a renda dos pais. A vontade de trabalhar, no entanto, pode surgir precocemente. Assim, de acordo com uma alteração na Consolidação das Leis do Trabalho feita em 2000, crianças e adolescentes de até 14 anos são proibidos de trabalhar. Entre 14 e 16, o trabalho é permitido apenas na condição de aprendiz.

Ao final do Projeto, os adolescentes e jovens participantes devem apresentar maior conhecimento a respeito das leis trabalhistas, de seus direitos e deveres como cidadãos e maiores informações quanto à elaboração de currículo, melhora na postura para participação em entrevistas de emprego, de vocabulário a ser utilizado, entre outras habilidades. Além disso, almeja-se que os participantes do PROJETO PREPARAR sintam-se mais bem preparados para realizarem suas escolhas profissionais, o que poderá ampliar as oportunidades de superação das situações de vulnerabilidade social.

Em 2017, o projeto vem sendo retomado a partir de um amadurecimento oriundo da primeira experiência onde se constatou a necessidade de fortalecer os vínculos com os setores empresariais bem como buscar envolver mais sistematicamente os alunos da graduação por meio das linhas de pesquisa, no acompanhamento junto aos professores responsáveis dos cursos oferecidos, de modo que também capacitem e incitem os jovens a tornarem-se mais autossuficientes e independentes, por meio do manejo de hortas e técnicas de plantio a partir da parceria com o projeto de responsabilidade social Semear Ideias, de confecção de tapetes e puffs de garrafas PET, entre outros.

bottom of page