top of page

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Em consonância com as diretrizes normativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, a Faculdade Municipal de Palhoça - FMP possui a Comissão Própria de Avaliação - CPA com o objetivo de oportunizar a participação do corpo discente, docente, administrativo e comunidade nesse importante processo de auto avaliação da Instituição.

Trata-se de uma construção coletiva de conhecimentos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas no interior da faculdade e suas vinculações com a sociedade.

A autoavaliação da FMP está alicerçada na visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo e ininterrupto que exige investimentos, numa perspectiva de avaliação formativa. Os envolvidos nesse processo situam seus fazeres, apontam redirecionamentos, aperfeiçoam suas ações e se desenvolvem, promovendo o autoconhecimento e a tomada de decisão.

           

Dessa forma, a avaliação institucional na FMP tem como propósito, sensibilizar e conscientizar para educar.

           

São adotadas, como referência, as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, assim, compete à Comissão:

            - Conduzir e responsabilizar-se pela realização das avaliações do ensino superior ministrado pela FMP;

            - Definir o calendário anual das suas atividades e o cronograma de cada execução da autoavaliação institucional;

            - Definir os instrumentos a serem utilizados para a avaliação de cada eixo ou aspecto do ensino superior na FMP, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos ministeriais de avaliação do ensino superior;

            - Propor os instrumentos a serem utilizados para a sensibilização da comunidade acadêmica e para a divulgação dos resultados das avaliações realizadas;

            - Prestar informações à Direção Executiva da FMP e aos órgãos de avaliação do ensino superior, sempre que solicitadas;

            - Zelar pelo cumprimento do disposto no Regimento Interno e na legislação federal concernente à avaliação do ensino superior.

Por meio da apuração e do cruzamento dos dados da pesquisa realizada pela CPA, é possível a verificação da real situação oportunizando a tomada de decisão para correção de possíveis problemas, o aprimoramento de programas, atividades e condutas que já apresentam resultados positivos.

           

Os resultados são discutidos com o corpo discente, docente e diretivo e publicados de forma ampla e transparente. Além disso, são elaborados planejamentos ou planos de ação para minimizar ou eliminar os problemas assinalados ou as barreiras ao processo de ensino-aprendizagem.

Âncora 1 - CPA
bottom of page